Páginas

13 outubro 2014

O 6º mês da Carol

De repente, a Carol completou 7 meses. Hoje. Sim, de repente porque mãe é um ser que pára tudo e o tempo para dar atenção ao filho. E o amor é uma mistura de cair na real e anestesia, que a gente só da conta que o  tempo passou quando pára pra pensar que dia é hoje.

No dia em que completou 6 meses


Estive ausente do blog nas últimas semanas, mas é por causa do empenho que esse mês trouxe para nós duas. 
Meio aninho de vida e mudanças bem marcantes começaram a trazer novos tons. Estas são as atualizações do nosso 6º mês:

Movimentos
Bem no comecinho, nas vésperas de 13/09, a Carol descobriu que pode pegar seus pezinhos. Foi bem legal notar isso. Um dia, ela percebeu que podia estender mais a mão e erguer a perninha. No dia seguinte ela ficou treinando cada vez que eu a deitava. Em +-  três dias ela aprendeu a segurar os pezinhos. Parece que faz questão de mostrar que adora fazer isso. É muito fofo! 

Ainda não senta sozinha. E quando está bem desperta, detesta ficar deitada. Quem estiver com ela no colo tem que ter um pique, ela quer ficar de pé, firmar as perninhas, ou se estiver sentada, gosta de balançar, balançar, balançar muito os pezinhos. Fofinho né! Mas na verdade ela chuta. E com força! hahaha! 
 Enfim... Será que teremos um bebê que consegue sentar aos 7 meses? Cenas dos próximos capítulos.

Sobre as brincadeiras, ainda não conseguimos variar muito. Ela pega os brinquedinhos, solta... Tenho uma expectativa sobre ela conseguir sentar sozinha, acho que vai conseguir brincar e explorar mais ao redor.

Rotina de sono
Ela tem passado mais tempo acordada durante o dia, mas isso já é esperado. Mesmo assim, procuro manter a sonecas de manhã e à tarde, pelo menos uma em cada período (mas à tarde acaba sendo duas), mas sempre tem uns chochilos extras. Tem dias que ela quer dormir mais, outros menos... 
Tenho contado nos posts mensais de acompanhamento do meu empenho em fazê-la dormir antes da meia noite. Estou conseguindo (!!!), ainda não virou um hábito consolidado, mas a Carol vai pra cama mais cedo. Agora estamos na faixa das 22:30. Levo ela pra cama por volta de 21:30/22:00hrs, depende da nossa rotina do dia,também tem o tempo dela ficar com o pai, pois ele só chega no começo da noite. É engraçado. Faço ela 'dar boa noite' e vamos pro quarto. Ela vai animada, SÓ QUE AO CONTRÁRIO, hehehe. Troco a fralda e ela está firme e forte, chutando segurando os pezinhos... Super querendo festa. Coloco ela na cama, deito e dou mamá. E ela continua chutando. Às vezes leva meia hora, mas já fiquei 1:30hr/2:00 fazendo a pitoca dormir. Não importa quanto tempo leve, é lei: Hora de dormir, ninguém sai do quarto. Dá vontade de voltar pra sala e ver tv, conversar, mas não me dou por cansada, eu é que sou a vencedora, rsrsrsrs. Aos poucos ela vai parando de chutar, solta meu dedo, descansa os bracinhos, os olhinhos fixos em mim ficam miúdos e... zzzzz. Geralmente ela desperta umas duas ou três vezes dentro de 1 hora. Eu volto, dou mamá (é o que ela quer) e a princesa volta a dormir. Daí toca direto. Amamento por volta de 04:00 da madrugada, e depois ela pede mamá entre 6:30/7:00 da manhã. Quando dá 09:00, ela desperta com força total, é hora de brincar!

Vacina
Foi o último reforço das vacinas administradas aos 2 e aos 4 meses de vida. Que dó, foi aquela coisa né, ela passou um dia todo super sensível, chorosa, febril, a perninha irritou, ficou vermelha, doeu... Fomos para o chuveiro duas vezes, pra relaxar. Acho que ela pegou um resfriado no mesmo dia. Dois dias depois passou.

Dentes
Nem sinal. Mas ela tem mordido bastante e somando com a irritação dela, pode ser que venha dentinhos em breve.

Crosta Láctea
Já ouviu falar sobre isso? E sobre casquinha de bebê, já? A crosta láctea é vulgarmente chamada de casquinha ou caspa de bebê. Apareceu na cabeça da Carol nesse mês. Foi o pai dela que viu primeiro e ele ficou super preocupado. Mas não é nada demais! É normal. A "caspa" aparece por causa de uma alteração hormonal que "afeta" o leite materno e desencadeia uma produção mais intensa nas glândulas sebáceas, que por fim, expele o sebo na cabecinha, e ufa - vira uma casquinha. O tratamento é simples. Passamos óleo mineral uma meia hora antes do banho, massageamos bem (para soltar mais fácil) e lavamos. Sai em poucos dias.

Social
Ultimamente a Carol está estranhando mais as pessoas e está bem irritada. Isso inclui as vovós, o vovô, as titias, todo mundo mesmo. Sei que isso faz parte e pelo momento que ela vive, é esperado que aconteça. Hoje, dia que ela completa 7 meses ainda está assim. Ontem (domingo), foi o dia que ela mais demonstrou recusa total, só aceitou o meu colo e o colo do papai. Vamos aguardar essa fase passar, fazer o quê. O calor não está ajudando. Nem é verão e Curitiba já passou dos 30 graus (25º já é um terror para os curitibanos, imagina 32º !). TENSO


E por fim... Não posso deixar de mencionar que nesse mês iniciamos a famigerada

INTRODUÇÃO ALIMENTAR!

Por isso, fiquei off do blog, pois realmente estou focada nesse começo. Mas no Facebook e no Instagram, tenho postado um pouquinho do que está acontecendo aqui. Nessa semana completamos o primeiro mês da IA e eu vou escrever um post bem completo sobre isso. Tem muita foto, video... Pra não perder nada desse momento tão crucial da Carol.

Acho que a IA é o 3º elemento que tem sacudido as emoções da Ana Carolina. Sexto mês dos bebês, muita coisa acontece ao mesmo tempo. Que mulher aguenta? Eu também tenho mudado muito. Dei início à algumas mudanças em mim. Acho interessante falar um pouco sobre mim, como mãe, mulher, afinal eu passo pelas transformações junto com minha filha.Vou escrever sobre isso também, em breve.

Foi um mês badalado, mas muito gostoso. Nossa princesa segue ficando cada vez mais loira (passamos a máquina pela primeira vez pra tirar uns fiapos perdidos), mais linda, mais forte, mais doce, mais sorridente, mais amor pra todo mundo.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!