Páginas

21 setembro 2014

Amamentação Exclusiva: um marco especial


Como mãe, estou sentindo uma alegria enorme por ver minha Ana crescer tão bem, tão saudável; Seis meses que ela está vivendo nesse mundo, 06 meses que somos oficialmente uma família. Mas não é só isso. Esse marco vem endossado por algo que desejei muito e tem acontecido de maneira tão bem sucedida e prazeirosa:

Completamos 06 meses de amamentação exclusiva! 


Uau! Conseguimos! 
Minha alegria tem muitos motivos. Afinal, o começo não é fácil, principalmente para as mães de 1ª viagem. Dói sim, o bico fica sensível, período puérpero, o leite ainda não "desceu" e a gente fica na dúvida se vai descer ou não. Daí o leite desce que nem uma avalanche e a gente já pensa que o peito empedrou... Os bicos seguem doídos e tem muitas mães que choram porque chegam a sangrar. Não foi o meu caso, mas chegou perto. Dói tanto nesses primeiros dias que a gente acha que não vai dar. As dúvidas não dão descanso à mente, começamos a questionar se o bebê está mamando o suficiente. Alguém dá uma ideia 'brilhante': Dá NAN! E ele dorme rapidinho... "Ai, será que meu leite é fraco então?"
 É um momento crucial: Ou a gente acredita que podemos amamentar e assumimos 'a bronca', ou cedemos.

E por quê eu digo tudo isso? Porque isso também faz parte da realidade. O começo, pra muitas de nós é desse jeito mesmo, complicado, sensível e doído. Mas sabe o que mais deve importar?
Essas coisas passam. De repente, a gente se pega amamentando livremente, curtindo o momento, e para nossa surpresa, o bebezinho amado interrompe a sucção para abrir o sorriso mais puro desse mundo, como se estivesse agradecendo.
 E a Carol quase me mata de amor quando faz isso.

 Numa sociedade em que, culturalmente, somos incentivadas a desistir de amamentar facilmente, sim, me vejo vitoriosa. E a Carol também venceu. Sou grata a Deus por poder dar o melhor alimento que ela poderia ter, em abundância, com muito amor. 
[Sei que existem casos específicos em que realmente a amamentação é difícil. Mas também sei que existem mais mulheres aptas a amamentar. É preciso fazer uma investigação, um importar-se sincero não só da mãe mas também do médico, para compreender o que se passa. Quase todos os problemas que atrapalham a amamentação podem ser resolvidos, sem causar desmame, sem introduzir leite artificial.]

Amamentar é a melhor parte do meu dia. Sim amiga, eu confesso pra você que às vezes estou cansada. Mas passa, no primeiro minuto. Nada paga esse momento só meu e dela. É um exercício que melhora todos os dias. Amamentar é divino.

Você sabe qual é a média de aleitamento materno no Brasil?
54 DIAS! Pasmem! Não chega a completar dois meses.
Esse dado é recente, foi divulgado na Semana de Aleitamento Materno há 1 mês, aproximadamente. Ainda temos muitas mães que por N motivos não conseguem amamentar seus filhos. Isso é péssimo.

Como eu consegui amamentar a Carol exclusivamente? Duas palavras resumem    nossa jornada: Empoderamemto e Informação. 
Empoderar, para exercer minha autoridade de mãe, somar confiança e acreditar totalmente na amamentação;
Informação, para entender com profundidade os benefícios, a proteção, o preparo e a aproximação que ato de amamentar proporciona para mãe e filho.

Uma pergunta que eu respondo diariamente é se a Carol não sente fome já que ainda não está comendo (e porque agora ela parece comer com os olhos, a comida de todo mundo. Curiosidade à flor da pele.)
- Não, ela nunca passa fome, porque mama livremente. 
Consigo ver a pulga atrás da orelha de quem me pergunta.
Acho importante dizer, já que esta dúvida também existe e sempre vem acompanhada da pergunta acima, que a Carol chegou até aqui sem chupeta e mamadeira. E vai continuar. 
As pessoas sempre relacionam essas coisas ao sentir falta. Acho isso um erro cultural.
- Carol não sente falta de nada, apenas de peito e colo. Nenhum bebê sente falta do que não conhece.

Muitos não percebem o quanto estão equivocados em seus conceitos. As mesmas pessoas que me questionam sobre eu não dar frutinha, cadinho, aguinha e cházinho, também dizem que a Carol está gordinha e muito saudável. 
Por que será? :)




Seguimos firmes e fortes na livre demanda. E no que depender de mim, essa jornada ainda vai longe.♥


Um comentário:

  1. Parabens!! realmente as pessoas gostam de falar demais dar pitacos errados,meu bb começuo a introdução alimentar agora e vivem tentando dar docese coisas que ele ainda não come afff ele vai ficar com vontade como? se ele nunca experimentou rs eu não tive sucesso com a amamentação infelizmente mais sou totalmente a favor e acho natural a livre demanda!bj

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!