Páginas

09 setembro 2014

Introdução Alimentar: Motivos para esperar até os 06 meses

Estamos numa semana marcante: Carol está prestes a completar 06 meses!
E junto com essa data tão especial, daremos início às comilanças!

Realmente, é uma imagem meramente ilustrativa e está longe
da realidade, que é mais lambuzada, hehe!


Minha escolha pela introdução alimentar (IA) aos 06 meses, na verdade gera muitas caras de espanto e dúvidas. Sou constantemente questionada por isso,tem quem pense que o bebê tem fome ao ver a gente comer, que ele sabe que é comida, que da dó, que não faz mal começar antes, que Fulano, Sicrano e Beltrano já tomavam caldinho de feijão aos 03 meses e deu tudo certo!

Bem, é verdade que a Carol demonstra muita vontade quando vê a gente comer. Mas eu entendo isso como curiosidade, naturalmente, ela quer sim experimentar a comida, assim como qualquer coisa. Ela quer colocar tudo na boca, é assim que os bebês aprendem! Pra mim não significa fome, e muito menos que ela saiba que é comida. Até porque, falando de fome, ela sabe o que precisa fazer para pedir o único alimento que ela conhece, seu mamá.

Mas acho que já aprendi a lidar com a reprovação das pessoas, pois não dependo disso pra decidir como conduzir a educação da minha pequena. Até tento explicar mas, a maioria parece não entender bem... Paciência. Tenho minhas convicções bem esclarecidas, se as pessoas querem conversar sobre o assunto, acho bem legal poder dar minha opinião, mas se não é o caso, eu sigo no que acredito e tá tudo bem. Eu acredito e defendo que a IA deve ser iniciada aos 06 meses de vida, bem como a amamentação exclusiva durante esse período, e continuada.

Mas e aí, quem tanto recomenda sascoisa?
Órgãos internacionais como OMS, UNICEF e o nosso Ministério da Saúde, já está de bom tamanho pra mim.
A recomendação para a IA aos 06 meses de vida não é feita a toa e tem várias razões que, todos nós (pais/futuros pais) deveríamos refletir antes de fazer uma escolha. É um período crucial para o bebê, se não acontecer de um jeito bacana, pode ser perigoso, e os reflexos de uma IA prejudicada podem ecoar pelos próximos anos de vida, podendo justificar problemas digestivos, uma alimentação desregrada e pobre em nutrição. Existem casos muito específicos para iniciar a IA aos 04 meses, mas entendo que não deve ser adotado como regra, ou até mesmo opção, se a IA pode ser iniciada aos 06 meses.  
Minha opinião
Enfim, já que tem tanta gente motivada, cheia de explicações e exemplos (segundo elas) de sucesso pra dar chazinho, papinha, carninha pra chupar e por aí vai - antes dos 06 meses, eu quis trazer motivos para esperar
Também uso as muitas recomendações para praticar o aleitamento materno exclusivo, porque na verdade uma coisa complementa a outra.
Nos arquivos do GVA eu me abasteci de informações que geralmente não ouvimos por aí e faço questão de reproduzir. Se esse assunto te interessa, acesse as fontes que estão no fim do post, as explicações estão bem detalhadas, para o blog, eu escrevi breves comentários.

1. O intestino do bebê precisa estar desenvolvido
Por volta dos 4-6 meses, o intestino está passando por um processo de maturação. Nesse período, secreta uma proteína que reveste o mesmo e protege de substâncias alérgenas. Isso significa que, o bebê está sujeito a ter alergias alimentares nesse tempo. O Aleitamento Materno exclusivo protege o bebê de infecções e também diminui o risco de alergias. 
Aos 6/7 meses, o intestino está maduro, e portanto, capaz de filtrar substâncias alérgicas mais ofensivas.

2. Bebês jovens tem reflexo de propulsão da língua
Esse reflexo é um tipo de auto proteção para o bebê, contra engasgo. O mecanismo digestivo ainda é imaturo, quando uma substância incomum é colocada na boca do bebê, automaticamente a língua empurra pra fora. Entre 4-6 meses o reflexo diminui aos poucos, dando tempo necessário  para a maturação.

3. O mecanismo de engolir do bebê é imaturo
A língua e o mecanismo de engolir precisam funcionar juntos. O bebê ainda não sabe controlar, direcionar a comida, só sabe sugar. Esse processo será ajustado por volta dos 5-7 meses de idade.

5. Bebês novos não são capazes de mastigar
Acho que não é preciso explicar muito! Os dentinhos raramente aparecem antes dos 6 meses. E seguindo o comentário acima, os bebês mais novos só sabem sugar. Basta observar.

6. Bebês com mais de 6 meses gostam de imitar pais (ou quem cuida deles)
A curiosidade está plenamente desperta, e a vontade de fazer tudo o que eles veem os pais fazer vai contribuir para o início da alimentação.

--

Isso me basta para embasar minhas decisões. O pediatra da Carol liberou as primeiras comidinhas aos 05 meses, mas eu optei esperar. Apesar de achar que ele poderia (deveria) apoiar o aleitamento exclusivo até os 06 meses, teve uma coisa que ele disse, e eu concordo totalmente:

Papinha não é o alimento.
Alimento é o Leite Materno.

Ele quis dizer que agora, a Carol vai começar a comer, aprender a mastigar. Eu, endosso dizendo que ela vai experimentar, conhecer e gradualmente a alimentação dela será modificada. Não tenho que me preocupar se ela vai demorar pra aceitar, ou se vai comer pouco. Muito menos, fazê-la engolir uma pratada de frutas. Os sólidos não entram como a refeição assim de primeira, o Leite Materno continua a ser principal alimento dela.

Enquanto  nós esperamos o grande dia da Carol começar seus experimentos gastronômicos, eu continuo me enriquecendo de informações valiosas, que me preparam para a introdução alimentar dela. 
Tenho acompanhado o blog As Delícias do Dudu e participado do grupo no facebook Alimentação Consciente. Ainda vou falar mais sobre o que tenho aprendido e como vou aplicar mas, já indico de cara! Só coisa boa, e tem receitas bem legais. 


Foto tirada em 08/09/14

Ai... minha pequena tá crescendo!


Fontes:












Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!