Páginas

19 agosto 2014

Meu bebê tá chupando o dedo!

Quando a Carol completou 3 meses, suas atividades começaram a ficar um pouco mais dinâmicas - ao ritmo dela. Nós seguíamos felizes e eu estava bem confortável >>> ATÉ O DIA QUE ELA COLOCOU O DEDO NA BOCA. Não escondi meu descontentamento. Era hora de dormir quando ela fez o tal gesto proibido. Lembro do Edu falar alguma coisa do tipo "iiiii vai chupar o dedo!" E eu lamentei em bom tom "AH NÃÃÃÃO"!

define meus sentimentos 

Num ato desesperado, tirei o dedo da boca dela. Dei mamá em seguida e tratei de fazê-la dormir. Sinceramente, acho que nunca fiquei tão perturbada com alguma coisa da Carol desde que ela nasceu. Nada do que ela fez me incomodou, até ela começar a chupar os dedinhos. Lembro de ver a Carol e o pai dela dormindo e eu sem sono, chateada, preocupada feat. bolada com a situação.
Falava com meu eu interior, me questionava sobre os probleminhas que isso poderia trazer.
Bem;

• Sobre chupar o dedo, as pessoas me dizem:
a começar pela família (normal), depois os amigos e depois as colegas que a gente conhece na sala de amamentação do shopping
Tem que pegar a chupeta!
A chupeta você tira depois, mas e o dedo?
Mais fácil que pegue a chupeta!

• E eu digo "Ela não quer pegar a chupeta", mas eles perseveram:
Mas você insistiu? Tem bebês que levam meses pra pegar!

• E eu respondo "Mas eu não quero que ela use"
(x) me olham como se eu fosse doida
(x) me contam uma história difícil do tipo "Fulano chupou o dedo até os 15 anos"
E eu mesma conheci uma pessoa adulta que chupa o dedo.

Passado o primeiro susto, eu corri para os arquivos do GVA e fiz busca em outros sites, procurei opinião profissional, relatos de mães, estudo, qualquer coisa sobre o assunto. O que eu não esperava era ser confrontada por esta pergunta:

Será que chupar os dedinhos é tão ruim assim?

Bem, faça uma pesquisa rápida e você vai levar uma enxurrada de afirmações que deixam qualquer mãe de primeira viagem no mínimo preocupada.
Tá aqui o print:



É isso que nós (sociedade) estamos aprendendo a décadas, não é? Que chupar o dedo é péssimo, que esse hábito pode ir além da primeira infância (e é possível mesmo), que dentição pode ser prejudicada, a alimentação, o relacionamento com as pessoas... Tá bom, tá bom! Eu sei que isso faz sentido e é realidade pra muita gente.
Depois de dar de cara com tanto diagnóstico ruim, eu encontrei algumas orientações interessantes. No site da Sociedade Brasileira de Pediatria, o clima é bem diferente.
Antes da gente falar que chupar o dedo é superrrr negativo, dar ponto pra chupeta e tudo mais;

Porque não ouvimos primeiro que o bebê chupar o dedo é NATURAL e FAZ PARTE do seu DESENVOLVIMENTO ORAL?

Porque a gente tem que dar de cara com tantos artigos/comentários que nos deixam preocupadas(os) pra depois achar um que indica que isso não é o fim do mundo?

Cacilda!

Não é novidade que a sucção é uma necessidade do bebê. Desde o ventre os bebês chupam o dedinho. Esse comportamento é instintivo, esperado, que serve para firmar a musculatura do rostinho, preparando para mamar. E um bebê que chupa o dedo dentro da barriga, provavelmente irá fazer a mesma coisa quando estiver fora.
Do lado de cá, o dedinho ganha novas funções: 
> coçar gengivinha; 
> ajudar o bebê a se manter controlado diante de uma situação nova/difícil; 
> fome;
são alguns exemplos.

Profissionais especializados no assunto concordam que o dedo é anatômico, de textura agradável e tem a temperatura certa. É o mordedor preferido dos bebês (em geral). Como todo mundo sabe, o aprendizado dos bebês se dá pelos 5 sentidos e para eles é fundamental levar tudo à boca. É assim que eles descobrem, experimentam e compreendem as coisas ao seu redor!

Li algumas reflexões de  alguns desses profissionais(dentista, odontopediatra, fono) e encontrei uma opinião em comum: Ao receber bons estímulos principalmente em períodos importantes como o nascer dos dentinhos,  o início da mastigação; a tendência é que os dedinhos sejam esquecidos. Aliás, a maioria dos bebês deixam de chupar o dedo naturalmente, quando ainda são bem novinhos.

Mas aposto que tem gente questionando assim: E quanto às crianças que viciam no dedinho e carregam o vício por anos e anos? Hein, Laís. Hein? Hein? Hein?
Bem gente, pode acontecer, eu estou bem consciente disso. 

Se o hábito avançar (a partir dos 2 anos de idade), é preciso que os pais busquem ajuda profissional. Os pais precisam observar seus filhos, o comportamento, atitudes e reflexos. Se os pais não conseguirem entender o que acontece, um profissional capacitado poderá ajudar a entender e buscar uma solução. 

   

--

Voltando ao meu episódio

Primeiro, me estressei um monte, depois começei a assimilar as coisas.
E só assimilei, porque eu fui atrás

Eu quis entender porque significa tanto para o bebê chupar os dedinhos - e descobri que significa muito. Diante de tantas informações novas e relevantes, eu me vi num processo de compreensão
Aos poucos, fui deixando esse pavor de lado e buscando formas de influenciar minha filha positivamente. Não, eu não quero vê-la chupar o dedo quando estiver mais crescida. Mas agora eu busco entender o que ela quer dizer quando coloca o dedinho na boca e correspondê-la da melhor maneira possível. Hoje, eu percebo que a Carol não chega a sugar o dedinho, ela mastiga. Mas e aí, como lidar?
É válido que a gente dê alternativas nessa hora. Assim que ela leva o dedo à boca, eu ofereço o peito imediatamente, pois quase sempre é o que ela quer. 
Se ela não quiser mamar, eu ofereço um brinquedinho, levo a atenção dela para outra coisa. Mas às vezes, ela quer dar a mastigadinha prazeirosa, simples assim. Demorou pra eu entender esse 'simples assim', mas agora, acho que entendo.
Porém, não gosto que isso aconteça por muito tempo, então, com carinho e sutileza, eu redireciono sua atenção. 
Meu foco é mantê-la saciada. Do contrário, ela pode sim se apegar não só ao dedo, mas a qualquer coisa (chupeta, paninho, brinquedinho...) E é por isso que eu não vejo vantagem em achar que chupeta é melhor que o dedo, ou o paninho, ou a cobertinha ou qualquer outro objeto. Não acredito nessa substituição. Apesar dos pais terem o poder de tirar a chupeta (ou outra coisa), a maioria das crianças sofrem com isso e elas se quiserem, podem sim se apegar a outra coisa, ou até começar a chupar o dedo. 

Hoje, não vejo mais o dedo como um grande vilão, sabe? Eu entendo e agora consigo aceitar que esse comportamento enquanto ela for bebê. As pessoas costumam contar sobre alguém que chupou o dedo por muito tempo. Mas sinceramente, ao longo desses 25 anos, consigo me lembrar apenas de 2 pessoas que tardaram nesse hábito. Isso me serve não para defender o costume mas para me tranquilizar.
 Não sei como isso vai terminar, a Carol só tem 5 meses. Mas até agora estamos indo muito bem. Ela não passa muito tempo com o dedo na boca e a amamentação - ao contrário do que eu imaginava -  está melhor ainda, pois estimula a livre demanda, a saciedade dela e ajuda a garantir o ganho de peso saudável.  Mas a verdade é que muitas pessoas próximas a mim não aceitam, não entendem bem a minha 'tranquilidade' sobre isso. E eu sei que pra elas isso é difícil, pois também foi pra mim um dia. Eu entendo que na verdade, as pessoas (principalmente as próximas) querem ajudar. Mas defendo que ajudaria mais, se as informações reais fossem mais divulgadas, pra todos nós.

Hey mãe

Meu objetivo não é apontar o que é melhor ou pior. Não posso me intrometer na decisão de outros pais com relação aos seus filhos. Não incentivo o uso de chupeta, nem chupar os dedinhos. 
São decisões bem pessoais e a gente precisa se respeitar. Mas eu quis contar como nos resolvemos com isso, pois, quem sabe alguém aí também queira ir pelo mesmo caminho.
A minha experiência com a Carol, por enquanto tem sido tranquila e bem conduzida. Só que eu não posso falar que o que a gente pratica é lei, porque os filhos não são maquininhas com manual de instruções, cada filho que nasce no mundo, é uma surpresa única para essa terra. Mas eu respeito as opiniões contrárias, da mesma forma que eu desejo ser respeitada.

Quero chamar a atenção para a forma que a nossa cultura conduz o assunto. Sinceramente, não gostei e não gosto  da maneira como as pessoas reprovam e despejam os malefícios que chupar o dedo causa. Primeiro, pela falta de informação e pela generalização de experiências pessoais ou de terceiros. E segundo é que mesmo sem querer, esses comentários acabam disseminando um medo desnecessário. Como eu já disse entendo o incômodo, porque somos ensinados a condenar esse hábito, mas a repulsa é tão grande, que as várias pessoas não conseguem se conter. Afirmo, porque já lidei com isso e sei que ainda vai acontecer mais vezes.
As consequências vão surgir se o hábito persistir, avançaros anos da primeira infância. Aí, sim o problema se torna realmente um problema. Enquanto a criança for apenas um bebê, não. Isso é informação comprovada, não é achismo.

Esses dias, eu passeava pelo grupo fechado do GVA no Facebook e li o relato de uma mãe desesperada, porque seu filho não largava o dedo de jeito nenhum, nem pra mamar e isso estava prejudicando os dois. O que me chamou a atenção, foi que ao invés dessa mãe receber uma tonelada de comentários negativos, ela foi abraçada. Explicaram pra ela que existem períodos que o bebê pode querer chupar mais, deram força, apoio, dicas; E tranquilizaram ela, explicando que isso é fase e que vai passar. Aquela mãe se sentiu acolhida e renovada para seguir lidando com a situação.
Essa atitude me ganha. :)


--

Se você leu esse texto até o fim, eu recomendo esta leitura, mil vezes melhor e mais completa:


* Agora eu tô numa moda de fazer video da Carol com apps de celular. Clique aqui e veja a mocinha fazendo o que gosta. ;)


4 comentários:

  1. Esse texto me ajudou muito! Muito obrigada! <3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha bebê começou a chupar agora, com 3 meses. Como foi com sua filha com o passar do tempo? Ela conseguiu parar?

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol tudo bem?
    Não, ela chupou o dedo por poucos meses e depois simplesmente parou!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!